TUDO ACEITA E NADA MERECE

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Jogos Olimpicos 2008 China

China "forjou" momento de diversidade étnica na cerimónia de abertura.

Um grupo de dança, que devia representar os 56 grupos étnicos da China, era afinal composto apenas por crianças da etnia Han. Este é já o terceiro "momento" forjado na abertura dos Jogos.

Apenas crianças da etnia Han, que constitui a maioria da população chinesa, participaram no número da cerimónia inaugural dos Jogos Olímpicos (JO) que deveria representar os 56 grupos étnicos do país, afirmou hoje fonte do grupo infantil de dança.

Segundo disse ao jornal Asian Wall Street Journal o representante do grupo de dança ao qual pertencem as crianças, os 56 meninos e meninas chineses que carregaram a bandeira chinesa num momento da festa inaugural que era suposto revelar a harmonia nacional da China, eram afinal todos de etnia Han.

No entanto, a Organização dos Jogos afirmou que as crianças pertenciam aos 56 grupos étnicos oficiais.

A aparente representação falsa de um dos traços culturais chineses acontece num momento em que as questões étnicas são um tema particularmente sensível na China, com os tibetanos budistas e os muçulmanos Uighur com intenções de utilizarem os JO para defenderem a sua independência face à alegada administração repressiva chinesa.

Sem comentários: