TUDO ACEITA E NADA MERECE

sábado, 26 de março de 2011

Contra a literatice e afins

Com a presença, entre outros, do casal Eanes e apresentação do Pedro Mexia, aconteceu o lançamento do "Contra a literatice e afins", do mais importante bloguista português - o João Gonçalves. Foi cerca de uma hora de conversa, animada, revigorante, não concordante (o que a ter acontecido teria sido uma chatice), que valeu por muita coisa, incluindo - e sobretudo - as referências a quem é verdadeiramente importante: Jorge de Sena, Eduardo Prado Coelho, João Gaspar Simões, entre outros.
O livro é obrigatório. Parabéns igualmente à Guerra e Paz e ao Manuel S. Fonseca, sim, porque editar sem ser "cromos" como o Rodrigues dos Santos ou a sobrinha (que quer ser tia) Rebelo Pinto, é arriscado. Venham mais!

sexta-feira, 18 de março de 2011

domingo, 13 de março de 2011

Geração à rasca

Está tudo lixado. Já uma jovem com um Mestrado em Estudos para a Paz não consegue Emprego compatível. Será que já enviou o curriculum para o Conselho Português para a Paz e Cooperação?
Passada a ironia, que se aplica a alguns destes "deolindos", parece que tarda a perceber-se o óbvio: Esta geração está tramada devido à queda do muro e ao fim da guerra fria. Explicando melhor: Quando, em 1985, se começou a falar da adesão à CEE, do facto de essa adesão ir fazer colapsar toda a nossa indústria, dizia-se à boca cheia que "não há problema com isso. Os alemães, americanos e ingleses vão sustentar-nos o tempo que for preciso para evitar que caiamos, por via eleitoral, na órbita soviética". Até podia ter alguma lógica: esses países pagavam o nosso super consumo com o facto de não votarmos sem ser no centrão e de importarmos tudo o que consumíamos. É um pouco como dizer a alguém: "Desde que não sejas chato, eu sustento-te". Com isso foi possível fazer crescer o monstro da despesa pública, com quase toda a gente a depender do estado e este a depender de outros estados; com pedir dinheiro barato aos bancos que estes, por sua vez, pediam aos bancos estrangeiros.

Ora agora (aqui é que está a merda para esta geração) já não há papão, já não há receio que Portugal caia na órbita de ninguém. Mesmo que o PC ou o BE ganhem eleições vão pedir dinheiro a quem?

Mais uma vez é como "já não és um perigo, agora desenrasca-te".

Infelizmente, em 1985/86, foram poucos (políticos e povo) que imaginaram o futuro como o presente é.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Escória no Hino Nacional

Heróis do roubar o cofre do povo,
Nação decadente, imoral,
Insultai hoje de novo,
A eterna dor de Portugal!
Entre as furnas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Do teu passado atroz,
Que há-de guiar-te à escória!
Às farsas, às farsas!
Sobre a leva e sobre o dar,
Às farsas, às farsas!
Pela Pátria roubar
Contra os ladrões matar, matar!

(Fonte: nabocadeca.blogspot.com)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Oeiras ...


Oeiras: Quinta do Marquês de Pombal.

Lagar de Azeite recuperado do Seculo XVIII

Click na Foto para a aumentar.

Foto: Zé Costa